Bem-Vindos

Sejam todos bem vindos a este blog!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Escola comemora o Dia do Surdo

Na véspera do Dia Nacional do Surdo, a Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, de Santa Cruz do Sul, preparou um evento especial para comemorar a passagem da data. Alunos, pais, professores e comunidade em participaram, no sábado de manhã, de uma programação que contou com teatro, gincana, palestras, exposição de trabalhos e danças. Desde março o colégio atende 56 alunos com deficiência auditiva, da educação infantil até o ensino médio. A instituição já é referência na educação de surdos e recebe alunos de sete municípios da região.

A abertura da confraternização contou com a interpretação do Hino Nacional em libras, feita por um grupo de estudantes surdos das séries finais. A diretora da escola, Magda Bisognim, explica que até a 8ª série os alunos são atendidos em classe especial e aprendem o conteúdo em libras. Ela destaca que todos, a partir da 5ª série, aprendem libras na sala de aula. “Essa é uma das poucas escolas que oferece essa disciplina. A inclusão ocorre com os ouvintes aprendendo libras.”

As aulas são ministradas pela professora Lismara Zandonato, que também é surda. Através da linguagem de sinais, explica a educadora, a intenção é fazer com que no futuro esses alunos possam se comunicar. A vice-diretora Denise Klein afirma que Santa Cruz do Sul tem 200 surdos e, desses, pouco mais de um quarto são atendidos. “Todos têm o direito de se desenvolver.”

Para ela, o caminho para a inclusão social passa pela educação de quem ouve. “Cabe a nós ouvintes favorecer este serviço. Eles têm o direito de serem atendido em libras e nós temos condição de aprender.” A educadora explica que a programação do evento pretende homenagear a luta e a conquista de quem tem perda auditiva.

Projeto desperta empreendedorismo

O empreendedorismo, tão cobrado dos jovens, é incentivado no Colégio Marista São Luís e desenvolvido dentro das salas de aula do Ensino Fundamental. Há dois anos o colégio investe no Projeto Apreendiz, focado na prática de empreender e aprender. Neste ano, alunos da 5ª, 6ª e 7ª séries estão envolvidos no projeto, trabalhando em três miniempresas distintas.

A miniempresa da 5ª série, coordenada pelas professoras Marta Gonzatto e Adriane Konzen, foi a primeira a iniciar o trabalho, com uma sensibilização realizada no ginásio. Com folhas de jornal eles montaram a cidade ideal, refletindo sobre a importância de cada instituição para o município funcionar corretamente. Após a dinâmica, a 5ª série focou a sua produção em lápis decorado com cristais.

Prendedores decorados são os produtos dos alunos da 7ª série. De um grampo simples, de roupa, eles confeccionam um elaborado prendedor, revestido com fita e fuxico e arrematado com um botão plástico. O mimo pode ser utilizado para fechar pacotes de bolacha ou ainda decorar a casa. As professoras Mara Griebeler e Maritê Santini orientam este trabalho.

Já a turma 6ª série, está desenvolvendo porta recados diferenciados, com base em madeira e suporte para recados (ou fotos) em arame estilizado. Quem coordena o trabalho são os professores Anderson Santos e Altobeli Durante.

Segundo a coordenadora pedagógica do colégio, Leia Almeida, através da dinâmica do empreendedorismo é possível despertar nos adolescentes a autonomia, a criatividade, a organização e o trabalho em equipe.

Feira do Apreendiz
No dia 30 de setembro, quinta-feira, das 9h50 às 10h15 e das 16h às 17h30, haverá a Feira do Apreendiz, no saguão do colégio. A ideia é promover uma integração entre as miniempresas e comercializar os produtos. O evento é aberto à comunidade. O encerramento das atividades, com entrega de ações, ocorre no dia 21 de outubro.